Olá Homelabers!
Nesse post vou falar sobre um assunto que ainda é um tabú em qualquer projeto de virtualização: Virtualizar o Active Directory ( e aqui estamos falando basicamente do Microsoft Active Directory Domain Services) ou manter em um servidor físico.Lá atrás haviam questões técnicas para evitar essa prática, mas com o passar do tempo e a evolução do VMware e também da tecnologia atual do Windows Server 2012, esse assunto foi totalmente resolvido e hoje não existem motivos para deixar de aproveitar os benefícios da virtualização.
Muitos departamentos de TI ainda relutam em virtualizar completamente os controladores de domínio (Domain Controllers – AD DS). A maioria das organizações mais conservadoras têm uma aversão absoluta para a virtualização de DCs, enquanto outras organizações escolhem virtualizar uma parte do ambiente AD DS e manter uma parte em hardware físico. Os dados empíricos indicam que a causa desta oposição a virtualização de DCs é uma combinação de fatos históricos, desinformação, falta de experiência em virtualização ou medo do desconhecido.
A VMware publicou em 2004 – que ainda está bastante atual – um paper chamado “Virtualizing Active Directory Domain Services On VMware vSphere” onde é abordado a fundo todos os aspectos técnicos para acabar com esse mito sobre a virtualização de ADs.
Este ano eu participei de um projeto la na FIRMA onde essa questão foi levantada e confesso que eu também tinha a ideia de que era “mais seguro” manter ao menos um AD em hardware físico, mas depois de estudar bastante sobre o tema, procurar informações, conversar com especialistas e colegas, acabamos por definir que os ADs seriam todos virtuais e assim estão hoje.
Portanto, se você ainda estiver em dúvida sobre virtualizar ou não o seu AD, pode ir sem medo 🙂
O documento pode ser acessado nesse link. Eu também baixei o documento e disponibilizei para download aqui no blog (em Inglês – PDF 2Mb)
E pesquisando mais sobre o assunto, encontrei no SlideShare 4 apresentações que falam sobre o tema. Vale a pena dar uma olhada.
Se você está envolvido em um projeto de virtualização e ficou na dúvida se virtualiza ou não o seu AD, deixe o seu comentário nesse post e não se esqueça de seguir o HomeLaber no Twitter (@Homelaber) e dar um LIKE a nossa página no Facebook (fb.com/homelaber).