- VMworld 2016 – Sessões da VMworls 2016 disponíveis para acesso e download – Grátis para todo mundo
- VMworld 2016 – Eu vou!
- 20 Pessoas que quero conhecer pessoalmente na VMworld 2016
- VMworld 2016 – Las Vegas
- Homelaber Brasil: Blog oficial da VMworld 2016
- VMworld 2016 – Sessão de abertura
- VMworld 2016 – Dia 2 – Keynote
- VMworld 2016 – General Session – Dia 2 Já está liberado no YouTube
- VMworld 2016 – General Session – Dia 1 Já está liberado no YouTube
- VMworld 2016 – Mais sessões disponíveis no YouTube
- VMworld 2016 – Apresentação vBrownBag LATAM + VMUG
- VMworld 2016 – Video: #vBrownBag LATAM Focus on the expert – Valdecir Carvalho – @homelaber
- VMworld 2016 – Resumão da VMworld – Parte 1 – O que acontece em Vegas, NÃO fica em Vegas!
Olá Homelabers!
Esse é o primeiro post da série RESUMÃO DA VMWORLD. Eu pensei em escrever um “postão” com tudo o que vi no evento, cheio de links, referências, fotos e detalhes dos produtos, etc. Mas depois pensei bem e resolvi dividir em partes para facilitar a leitura.
No próximo post vou falar sobre as novidades e tudo o que foi apresentado na VMworld 2016.
Ainda estou trabalhando em um material para apresentar NA FIRMA e que servirá como base para a minha palestra no VMUG SP (mais sobre isso no final dessa semana!) e vou fazer um video (queria publicar junto, mas não deu). Portanto, vocês ainda verão muito material sobre a VMworld por mais uma ou duas semanas, até o blog voltar a sua programação normal 🙂
O que foi a VMworld 2016 para mim. Contrariando o famoso bordão “O que acontece em Vegas fica em Vegas!”
Esse é um resumo do que foi a VMworld para mim (sem uma ordem específica):
- It’s all about people! Eu já falei isso e não canso de repetir. Para mim a principal “coisa” da VMworld são as pessoas. Tive a oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas, que fazem dessa comunidade o que ela é.
- Ainda falando de pessoas e comunidade, tive a sorte de não estar sozinho. Fui literalmente “adotado” pela comunidade Latina – Ariel, Kyle, Sergio, Larry, Wences, e muitos outros – me deram várias dicas. Sem eles, eu estaria literalmente perdido e não teria aproveitado nem 10% do evento.
- A VMworld é uma maratona, você tem que ir devagar no começo para chegar inteiro no final. Caso contrário, no segundo dia você irá “pedir arrego”.
- Esqueça, você NUNCA vai conseguir fazer tudo o que planejou. Portanto, não se culpe. E para mim isso é ótimo. Sou um cara que ao mesmo tempo que gosta de planejar, também gosto de me deixar ser levado pelo acaso.
- Festas: São tantas festas, eventos e reuniões acontecendo ao mesmo tempo, que você acaba ficando perdido. Os vendors se esforçam ao máximo para fazer a melhor festa, a melhor recepção e você tem que comparecer. É mais uma oportunidade de conhecer pessoas.
- Eu decidi apostar no networking ao invés de atender as sessões técnicas e não me arrependo por isso.
- Las Vegas é uma cidade absurdamente quente.
- Eu andei MUITO! Mesmo tendo ficado em um hotel relativamente próximo da conferência (Luxor), levava pelo menos 15 minutos da porta do quarto até a entrada. Eu li alguns posts antes de ir e todos falavam sobre usar sapatos confortáveis. Agora posso atestar, essa é uma dica de ouro!
- O café da manhã foi bem méh! Já o almoço foi bem melhor.
- VCDX Workshop que aconteceu no sábado de manhã, antes do inicio do evento foi bastante interessante. Mesmo estamos “anos-luz” de conseguir um VCDX foi uma excelente oportunidade de conhecer mais sobre o programa, sobre a prova e a apresentação, conhecer alguns VCDXs e entender como esses caras pensam. Foi um “mini-treinamento” para o Virtual Design Master do próximo ano 🙂
- VMUG: O VMUG (@myVMUG) foi um capítulo a parte. Conhecer melhor o que é o VMUG, tomar ciência do tamanho dessa comunidade foi um soco-na-cara! Se antes eu já estava super empolgado com o VMUG São Paulo, depois de conhecer e conversar com a Emily Hendershort (@EmHender), o Brad Tompkins (@VMUG_CEO) e o Mariano Maluf (@mjmaluf), participar da VMUG Member Party e do VMUG Leader Lunch onde tive a oportunidade de mais uma vez ouvir de perto os executivos da VMware ( @PGelsinger @ray_ofarrell @raghuraghuram @spoonen) fiquei ainda mais animado e apaixonado. Vocês vão me ouvir (ou ler) falar muito de VMUG por aqui 🙂
- vExpert: Tive a oportunidade de conhecer pessoalmente MUITOS vExperts na VMworld. É uma “comunidade” que cresce mais e mais a cada ano e na minha opinião uma iniciativa incrível da VMware. Conheci o Corey Romero (@vcommunityguy) e contei a ele que sou praticamente um pastor do vExpert no Brasil. A recepção fechada para vExperts que aconteceu na terça-feira a noite no The Mob Museu foi super bacana e tivemos a oportunidade de conversar com o Pat Gelsinger em um papo de quase 1 hora onde ele respondeu diversas perguntas (inclusive uma minha). Foi nessa noite que eu ZEREI A VIDA (hehehe) sendo o primeiro a correr e fazer uma selfie com ele.
ZEREI A VIDA!!! Eu + @PGelsinger CEO da @VMWARE #vExpert @vExpert @vCommunityGuy pic.twitter.com/0SX060ByWK
— Homelaber Brasil (@homelaber) August 31, 2016
- vBrowBag: Outra comunidade incrível que tive o prazer de conhecer de perto, me apaixonar e fazer parte. Vocês também vão me ouvir falar muito sobre o vBrowBag por aqui. Por enquanto, veja esse post e esse post. E também acesse o site deles.
- Festa da Veeam – Foi a melhor festa da VMworld. Eu já tinha ouvido falar que as festas da Veeam são animais e pude constatar ao vivo. IMPERDÍVEL
- Evento da RedHat e Intel – Esse evento o que marcou foi o lugar. Skyfall Lounge do Mandalay Bay. Uma vista sensacional de tirar o fôlego.
- ThunDRstruck Party (PernixData, Zerto e Nutanix) – Foi uma festa animal que aconteceu no House of Blues. Depois da festa da Veeam, essa foi a mais agitada.
- VMworld Party – Foi super bacana, mas na minha opinião o lugar não ajudou, mesmo sendo incrível. A festa aconteceu no Las Vegas Motor Speedway, tinha bastante comida, bebida e várias atividades, mas como o lugar era MUITO GRANDE, acabou que dispersando todo mundo. Eu nem fiquei para ver o show do Fall Out Boy e do Capital Cities.
- Swags (Brindes) – Brindes, brindes e mais brindes! Voltei com +30 camisetas, canecas, squeezes, bonés, etc, etc.
- Stickers – O meu laptop voltou simplesmente “TOMADO” de adesivos. Todos super bacanas.
- Falando em brindes, uma menção especial para a Datrium (http://www.datrium.com/) e para a Cohesity (http://cohesity.com/) que deram os brindes mais legais da VMworld 2016 aos vExperts. A Datrium (@datriumstorage) presenteou os vExperts com um Raspberry Pi 3 com um case personalizado e a Cohesity (@cohesity) nos presenteou com um “VMworld Survival Kit” contendo uma mochila Timbuk2 Q personalizada, um carregador de baterias super maneiro, um pendrive de 32GB, cabos para celular e uma garrafa maneiríssima! Parabéns e OBRIGADO!
- Twitter: O Twitter é a ferramenta de comunicação oficial do evento. Seguir as contas e as pessoas certas é essencial se você quer ficar por dentro do que acontece no evento. Veja mais aqui
- Fiquei um pouco desapontado com os anúncios realizados na VMworld e acredito que esse foi o sentimento geral de todos os que atenderam pelos comentários, conversas e posts. Acredito que irão lançar o vSphere 6.5 em Barcelona.
- VM Village – Foi onde eu passei a maior parte do meu tempo. Era um espaço de hang-out e bastante descontraido. Com jogos, puff para descanso, alguns booths (NVIDIA, VMUG, VBrowBag, vExpert, etc). A organização da VMworld montou duas mesas com acesso a internet (a cabo) para que os Bloggers pudessem usar. Excelente iniciativa! Como eu tinha um blogger pass, pude “desfrutar” de internet a cabo e não precisar ficar brigando com o Wifi que muitas vezes deixava a desejar.
- Espaço dos expositores (Solutions Exchange ou Exhibit Hall)- Gastei também um tempo enorme aqui. Fui de estande em estande, principalmente os menores, onde tive a chance de conversar, aprender sobre os produtos, tirar dúvidas, fazer contatos (eu já tinha um speech pronto sobre o meu blog e sobre o VMUG São Paulo). Troquei muito cartão e logo mais terei novidades para vocês.
- Tente chegar pelo menos 1 dia antes e sair um dia depois. São + de 20.000 pessoas atendendo a esse evento. Você vai evitar filas no aeroporto, no taxi, no checkin do hotel, e da para fazer tudo com calma. Se for a sua primeira vez em Vegas, você terá aquele “choque” inicial com a cidade e terá tempo de absorver. Eu vi muita gente reclamando no Twitter sobre filas e atrasos no aeroporto no último dia do evento.
- A cidade de Las Vegas: Bom, eu conheci pouco. Mas conheci o suficiente. Durante o evento, esqueça fazer passeios turísticos ou ir a shows, simplesmente não da! Se você estiver realmente focado no evento, vai chegar no seu quarto ao final do dia e querer capotar (claro, depois das festas). Se você quiser aproveitar a cidade, reserve 2 ou 3 dias antes ou depois do evento. E sim, a cidade é tudo isso e muito mais!
E para finalizar:
Há 2 meses atrás eu não tinha a menor idéia de que iria participar da VMworld. Aconteceu tudo tão rápido e felizmente deu tudo certo. A minha mensagem para você que leu tudo isso é a seguinte:
Ir a VMworld é muito mais fácil do que você imagina. Com o mínimo de planejamento você consegue. Las Vegas é um lugar relativamente barato. Você pode conseguir um quarto de hotel por USD $50-$80. As passagens, se compradas com antecedência acabam saindo bem em conta e você ainda pode parcelar. O “ingresso” para o evento é um pouco caro, mas se você comprar antecipadamente também sai mais em conta emas se você realmente quiser ir, existem maneiras de conseguir o ingresso sem custo. Portanto, não espere que a sua empresa pague por isso, corra atrás, se planeje, comece a juntar dinheiro desde agora e você estará comigo na VMworld 2017.
É isso ai pessoal! Até o próximo post!
Nerd · Casado · Pai da Mariana e do João.
Profissional de TI com foco em Arquitetura de Infraestrutura e Cloud Computing
Blogueiro · Podcaster · Palestrante · Community Lover · Fotógrafo Aposentado · Old School Gamer
VMware #vExpert · #VeeamVanguard · #VMUGLeader · #VUGBrasil · #vBrownBagBrasil
Isso mesmo Leandrão! Colocamos muitas dificuldades e barreiras nas coisas simples. Querer é poder bixo!
Eu já estou me planejando e guardando grana para voltar em 2017!