Olá Homelabers!
Notinha rápida para comentar uma matéria que eu vi no Reddit/Fortune ontem a noite: VMware Will Team With Former Nemesis Amazon in Cloud Pact (VMware se juntará a sua “Ex-Inimiga” Amazon em um pacto de cloud).
Esse notícia é bombástica e na minha opinião nós usuários só temos a ganhar com isso.
A Amazon é indiscutivelmente o maior e mais popular player de Cloud pública do mercado enquanto a VMware é o maior player de virtualização, dominando com folga o mercado corporativo. A VMware até que tentou uma iniciativa de Cloud Pública no passado, mas o vCloud Air não decolou e a VMware acabou ficando para trás no mercado, perdendo terreno para AWS, Microsoft e Google.
Com o anúncio da parceria, que segundo o artigo da Fortune, acontecerá na próxima semana, a VMware abrirá ainda mais o seu leque de atuação, e com isso irá beneficiar seus clientes.
No keynote de abertura da VMworld 2016 muito se falou em CROSS-CLOUD. Houve também o anúncio do VMware Cloud Service e a parceria com a IBM + SoftLayer.
Vou deixar aqui a minha opinião sobre tudo isso que está rolando em dois trechos de um post que já está escrito mas não finalizado, com minhas anotações sobre a VMworld.
Sobre o VMware Cloud Foundation:
Outro ponto que vale destacar é que o VMware Cloud Foundation poder também rodar como serviço em provedores de cloud (public cloud). Inicialmente o único Cloud Provider habilitado é a IBM. Mas em um futuro próximo, outros players irão aparecer. Aqui um parênteses: Não sei como os outros players irão se “compartar/sentir” sendo que AGORA somente a IBM está tendo acesso a nova tecnologia.
Sobre o Cross-Cloud Services:
Outra aposta que eu faço, depois de conversar com várias pessoas no evento (VMworld 2016), é que o futuro e quem sabe o presente desse lance de Hybrid Cloud não será uma relação 1-1, ou seja, cada empresa irá utilizar múltiplos provedores de cloud, como algumas máquinas rodando na Amazon AWS EC2, alguns containers no Microsoft Azure, alguns containers e hosts vSphere dentro de casa, outros rodando na IBM Softlayer, etc e o que vai “colar” tudo isso será o VMware NSX proporcionando uma camada de rede e segurança única.
Esse é o futuro pessoal. O futuro que já está acontecendo. E para nós, “técnicos” de TI? Vamos correr atrás de estudar não somente VMware, mas todo o ecossistema de um Datacenter Definido por Software (SDDC).
SDN, SDDC, NSX, AWS, EC2, XaaS, essa sopa de letrinhas e siglas em Inglês farão cada vez mais parte do nosso dia-a-dia e conhecer o conceito de cada uma delas irá definir o nosso futuro e o profissional que seremos daqui para frente.
Leia aqui a matéria completa da Fortune sobre o “provável” anúncio.
É isso ai pessoal! Até a próxima!
VC