Review HostiFi – Sua controladora Unifi na nuvem

Olá Homelabers,

No post de hoje vou falar sobre um serviço bem bacana para quem usa equipamentos da linha Unifi da Ubiquiti – o HostiFi – https://hostifi.net, um serviço que hospeda sua controladora Unifi na nuvem.

O HostiFi foi criado pelo desenvolvedor de sistemas Reilly Chase, que começou a desenvolver a plataforma totalmente sozinho durante seu tempo livre, depois foi demitido da sua empresa porque seu empregador não gostou que ele estava fazendo um trabalho extra, mas essa foi a sua maior motivação. Em janeiro de 2019, ele determinou um objetivo de fazer 100K USD em um ano, seis meses depois ele atingiu o objetivo e agora seu próximo objetivo é chegar em 1MM USD até setembro de 2022.

Eu descobri o HostiFi no reddit e a princípio achei a ideia muito legal, e acabei deixando o post em draft para escrever depois. Há algumas semanas quando entrei em contato com o Reilly no Twitter (@rchase) pedindo um voucher para testar a sua plataforma e escrever um artigo, ele foi super gentil e prestativo, confesso que não sabia da sua história, foi apenas quando estava pesquisando mais sobre o HostiFi que descobri a sua formidável trajetória.

A HostiFi

A HostiFi é uma plataforma SaaS (Software as a Service) dedicada a oferecer o software Ubiquiti Unifi Controller como serviço na nuvem.

Para quem não está acostumado com os produtos da Ubiquiti, o controller é o software responsável por todo o gerenciamento dos produtos da linha Unifi.  O Unifi Controller pode ser instalado no Windows, Mac, Linux localmente.

Eu vejo 2 grandes casos de uso para utilização do HostiFi:

  • Pequenas empresas:
    • Elimina a necessidade de instalar a controller e principalmente manter atualizado tanto o software quanto os dispositivos.
  • Prestadores de Serviço:
    • Esse é o público alvo do serviço. Se você tem uma empresa com vários clientes rodando produtos Unifi, basta contratar o HostiFi e gerenciar todos seus clientes a partir de uma única console. Sem se preocupar com atualizações, backups, etc.

No passado havia um plano free – o que seria perfeito para usuários residenciais com 2-3 antenas – mas o Reilly me disse que teve que desativar devido ao mau uso (sempre) e que logo mais vai lançar planos bem baratos para clientes residenciais.

Como usar:

A HostiFi, como todo serviço SaaS oferece planos mensais e anuais de acordo com o número de dispositivos. Existem planos para até 125, 250 e 500 devices e os valores são 19/199, 29/299 e 49/499 USD respectivamente.

Para começar utilizar, basta fazer o cadastro no site e escolher o plano desejado. Após alguns minutos você receberá o endereço, usuário e senha provisória para acessar a console na web.

Existem duas maneiras de utilizar a controller na HostiFi:

  1. Começar do zero adicionando seus dispositivos um a um como você faria em uma instalação local.
  2. Migrar os dispositivos da sua controller atual para o HostiFi através do Export Site.

Conclução:

Quando eu descobri o HostiFi fiquei bastante empolgado com a proposta do serviço e depois que conheci a história do Reilly gostei ainda mais. Pela pesquisa que eu fiz, conversar com algumas pessoas que hoje já são clientes da HostiFi e conversar com o Reilly, dá para perceber que a empresa é bastante séria e sólida, assim como o serviço oferecido.

Eu já criei uma conta lá e durante a semana, vou abrir uma “GMUD” aqui em casa e vou fazer a migração para a HostiFi.

Deixem ai nos comentários se vocês acham que essa é uma solução bacana, quero saber se vocês contratariam esse tipo de serviço e também se gostariam de ver uma entrevista com o Reilly sobre como ele criou a HostiFi e como são as coisas por baixo do capô.

Links:

Site da HostiFi

Blog HostiFi

Site do Reilly

Até o próximo post!

 

2 Comments

  1. Qualquer tipo de SaaS é muito bom, mas falando da controladora Unifi é ainda melhor. Todos os equipamentos em uma única dashboard sem ter que se preocupar com uma caixa on premise no teu ambiente.
    Utilizo um serviço nacional muito semelhante. Não conhecia a Hostifi até então. Valeu pela dica, sempre bom ter opções como essa.

  2. Muito bacana o serviço e a história do criador.
    Ele empreendeu e conseguiu deixar mais flexível uma ferramenta que já era flexível. Muito interessante 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *