Olá Homelabers!
Nota rapidinha! Hoje, 18/08/2016 a Microsoft anunciou que está abrindo o código do Powershell que agora está disponível para Linux e Mac OSx.
É, quando o Satya Nadella disse: “Microsoft loves Linux” ele realmente não estava brincando.
Ainda não consegui testar essa “maravilha”, mas é um novo mundo que se abre. Eu sou fã do Powershell, infelizmente não sei usar o tanto quanto eu gostaria. Mas a novidade é muito bem vinda!
O Powershell é uma ferramenta de scripts poderosíssima, mas que até hoje estava “presa” no mundo Windows. A parti de agora, administradores de sistemas e empresas poderão utilizar mais essa ferramenta para administrar seus sistemas distribuidos em todas as plataformas.
Ao menos para isso, acabou aquela do sysadmin que tem um Mac ser obrigado a criar uma VM Windows para rodar algum script em Powershell para administrar seus servidores Windows por exemplo.
Assim que eu conseguir um tempo para testar o Powershell no Linux e no Mac OSx eu volto aqui para contar a vocês. E pegando o gancho, uma das primeiras coisas que eu quero testar é utilizar o VMware PowerCLI rodando no Mac 🙂
Seguem alguns links (em Inglês) sobre o anúncio e também o link do Github onde você poderá fazer o download do Powershell para Windows, Linux (.deb e .rpm) e Max OSx.
É isso ai pessoal! Até a próxima!
https://github.com/PowerShell/PowerShell
https://azure.microsoft.com/en-us/blog/powershell-is-open-sourced-and-is-available-on-linux/
https://mva.microsoft.com/search/SearchResults.aspx#!q=powershell&lang=1046