Olá Homelabers!
Fim de ano chegando… é sempre a mesma história: Projetos, deadlines, metas, confraternizações, etc. Correria master e cadê o tempo para blogar?
Mas vamos lá…
Hoje eu vou falar sobre alguns livros que comprei recentemente para começar a me aprofundar no “mundo de” DevOps (mas isso é assunto para um outro post, pois se você perguntar a 10 pessoas diferentes o que é DevOps, você certamente receberá 11 respostas diferentes). A ferramenta que eu escolhi para começar foi o Ansible.
Sou um cara que gosta muito de ler – só não tenho tanto tempo quanto gostaria – mas gosto de comprar livros, ter livros para consultar e seguir. Passeando pela Amazon, acabei comprando 4 livros (todos digitais para Kindle) sobre Ansible para dar o start (infelizmente os livros são todos em Inglês). Eu procurei mas não encontrei nenhum livro escrito em PT-BR sobre Ansible.
Ainda não posso fazer um review pessoal de cada livro, mas antes de comprar, li alguns review na internet e fiquei satisfeito.
Sem mais delongas… os livros de Ansible que comprei são esses:
Ansible: Up and Running – Lorin Hochstein
Esse foi o livro que escolhi para começar. Já li alguns poucos capítulos e já gostei. Começa bem do basicão para quem não sabe nada (como eu) e vai se aprofundando.
Learning Ansible – Madhurranjan Mohaan
Esse eu ainda nem abri, mas é outro livro básico. Com instruções passo-a-passo para iniciantes.
Ansible Playbook Essentials – Gourav Shah
Outro que não abri, mas escolhi esse título, pois ele é um pouco mais avançado que os anteriores. Espero encontrar “receitas” prontas e exemplos para começar a desenvolver os meus playbooks.
Ansible: Up and Running – Lorin Hochstein
E finalmente, esse título me chamou a atenção pois fala sobre casos e aplicações do mundo real. É sempre bom para se inspirar.
É isso pessoal, Ansible é mais um quadradinho na minha listinha de tarefas (ela está enorme). Minha sugestão, se você quiser (vale a pena, nunca é demais) começar a estudar Ansible é começar pela documentação oficial, depois se aprofundar mais por sites (volte sempre aqui, pretendo falar muito sobre Ansible e VMware) e começar a colocar a mão na massa no seu Homelab.
Até mais pessoal!
seria bacana fazer um comparativo entre ele e as outras opções (puppet, chef…) e explicar porque preferiu o ansible 🙂
E ai Somatório 🙂
Então, ainda não tenho base para fazer esse comparativo. Escolhi o Ansible pois ele me pareceu o mais simples para começar. Já olhei o Puppet, Chef, etc e me pareceram complicados no primeiro momento. Mas mesmo assim valeu pela dica. Está anotada!!
sim, sim
era uma dica pra um post futuro mesmo 🙂
li em vários lugares exatamente isso, sobre o ansible ser mais simples pra começar