Olá Homelabers!
Qual versão do vSphere vocês estão utilizando em produção ou em seus labs?
Particularmente, ainda estou rodando meu lab na versão 6.0.X, mas estou planejando um upgrade para o 6.5 em breve – com posts, aguarde! 🙂
Outro dia vi um tweet do Emad Younis (@emad_younis) sobre o fim do suporte geral do vSphere 5.5 (caramba já!!!) em Setembro/2018 e resolvi resgatar esse post e que estava nos rascunhos do blog.
PSA: vSphere 5.5 (ESXi 5.5 & vCenter Server 5.5) end of general support is 9/19/2018 – 252 days remaining. https://t.co/uG3kIs7otn
Time to upgrade to vSphere 6.5. Lots of great resources like the Topology and Upgrade Planning Tool avail on https://t.co/xqMopCPlhE#vSphere #VMware— Emad Younis (@emad_younis) January 9, 2018
Hoje quero falar sobre a Política de Ciclo de Vida dos produtos VMware (Lifecycle Matrix), um ponto super importante, mas que vejo pouca gente falando sobre.
Em linhas gerais, a política do ciclo de vida dos produtos VMware é a seguinte:
A VMware suportará a versão atual do software de acordo com os Termos e Condições de Suporte e Subscrição. Após a disponibilidade geral (GA) do próximo lançamento principal, a VMware suportará o lançamento principal imediatamente anterior e seus lançamentos menores por mais 18 meses.
Os produtos da VMware tem um ciclo de vida de 7 anos, sendo 5 anos de General Support a partir do GA (General Availability) e mais dois anos de Technical Guidance.
Fase geral de suporte (General Support Phase)
A fase de suporte geral começa na data de disponibilidade geral de uma versão principal (“GA”) e tem uma duração fixa. Durante a fase de Suporte geral, para os clientes que compraram o suporte da VMware, a VMware oferece atualizações, correções de erros e segurança e assistência técnica, de acordo com os Termos e Condições de Suporte e Subscrição.
End of General Support não significa NÃO SUPORTADO!
Fase de orientação técnica (Technical Guidance Phase)
A orientação técnica, se disponível, é fornecida a partir do final da fase de suporte geral e tem uma duração fixa. A orientação técnica está disponível principalmente através do portal de auto-ajuda e o suporte por telefone não é fornecido. Os clientes também podem abrir um pedido de suporte on-line para receber suporte e soluções alternativas para problemas de baixa gravidade apenas nas configurações suportadas. Durante a fase de Orientação Técnica, a VMware não oferece suporte a novo hardware, atualizações do servidor / cliente / host, novos patches de segurança ou correções de erros. Esta fase destina-se a ser utilizada por clientes que operam em ambientes estáveis com sistemas que operam sob cargas razoavelmente estáveis.
Fim da Vida de Suporte (End Of Support Life)
Um produto atingiu o fim da vida de suporte (EOSL) quando já não é geralmente suportado pela VMware. O fim da vida de suporte para um produto específico é o final do suporte geral ou final da orientação técnica, se disponível para esse produto específico.
Fim da Disponibilidade (EOA) / Fim da Distribuição (EOD)
Um produto chegou ao fim da disponibilidade quando já não está disponível para compra da VMware. Um produto chegou ao fim da distribuição quando a VMware não pode mais disponibilizá-la como download da vmware.com ou distribuir o produto de outras maneiras. O fim da disponibilidade e o final da distribuição podem coincidir.
Resumo do suporte ao ciclo de vida
Características | Fase geral de suporte | Fase de orientação técnica | Fim da sustentação Fase de vida Fim da disponibilidade |
Atualizações e atualizações de manutenção | X | ||
Novos patches de segurança | X | ||
Novas correções de erros | X | ||
Novo suporte de hardware | X | ||
Atualizações do Servidor, Cliente e Convidado OS | X | ||
Arquivar um pedido de suporte | Telefone e Web | Apenas na Web | |
Correções de segurança existentes | X | X | |
Correções de erros existentes | X | X | |
Soluções alternativas para problemas de baixa gravidade (gravidade 2, 3 e 4) | X | X | |
Suporte baseado em auto-ajuda na web | X | X | |
Acesso à Base de Conhecimento | X | X | X |
VMware Lifecycle Product Matrix
Como comentei no começo do post, o vSphere 5.5 está chegando ao fim do suporte em setembro desse ano (2018). A VMware publica uma planilha com o ciclo de vida de todos os seus produtos e essa planilha pode ser encontrada nesse link (pdf)
PRODUCT RELEASE | GENERAL AVAILABILITY | END OF GENERAL SUPPORT | END OF TECHINICAL GUIDANCE |
ESXi 5.5 / VCENTER SERVER 5.5 | 19/09/13 | 19/09/18 | 19/09/20 |
ESXi 6.0 / VCENTER SERVER 6.0 | 21/03/15 | 12/03/20 | 12/03/22 |
ESXi 6.5 / VCENTER 6.5 | 15/11/16 | 15/11/21 | 15/11/23 |
É importante ficar de olho nos anúncios dos fabricantes – não só da VMware – para se planejar e não ser pego de surpresa e ficar sem suporte.
Deixe ai nos comentários, qual o software mais antigo que você tem em produção hoje?
Mais informações aqui >> https://www.vmware.com/support/policies/lifecycle.html
Um abraço e até o próximo post!
–VC
Nerd · Casado · Pai da Mariana e do João.
Profissional de TI com foco em Arquitetura de Infraestrutura e Cloud Computing
Blogueiro · Podcaster · Palestrante · Community Lover · Fotógrafo Aposentado · Old School Gamer
VMware #vExpert · #VeeamVanguard · #VMUGLeader · #VUGBrasil · #vBrownBagBrasil
Boa noite.
A versão 5.5 com o último update em um host.
Bacana o post, realmente é uma informação que não tem tanta divulgação no blogs em pt-br.
Abraço
JJSantos90