Política de Cliclo de Vida dos Produtos VMware (VMware Lifecycle Matrix)

Olá Homelabers!

Qual versão do vSphere vocês estão utilizando em produção ou em seus labs?

Particularmente, ainda estou rodando meu lab na versão 6.0.X, mas estou planejando um upgrade para o 6.5 em breve – com posts, aguarde! 🙂

Outro dia vi um tweet do Emad Younis (@emad_younis) sobre o fim do suporte geral do vSphere 5.5 (caramba já!!!) em Setembro/2018 e resolvi resgatar esse post e que estava nos rascunhos do blog.

Hoje quero falar sobre a Política de Ciclo de Vida dos produtos VMware (Lifecycle Matrix), um ponto super importante, mas que vejo pouca gente falando sobre.

Em linhas gerais, a política do ciclo de vida dos produtos VMware é a seguinte:

A VMware suportará a versão atual do software de acordo com os Termos e Condições de Suporte e Subscrição. Após a disponibilidade geral (GA) do próximo lançamento principal, a VMware suportará o lançamento principal imediatamente anterior e seus lançamentos menores por mais 18 meses.

Os produtos da VMware tem um ciclo de vida de 7 anos, sendo 5 anos de General Support a partir do GA (General Availability) e mais dois anos de Technical Guidance.

Fase geral de suporte (General Support Phase)

A fase de suporte geral começa na data de disponibilidade geral de uma versão principal (“GA”) e tem uma duração fixa. Durante a fase de Suporte geral, para os clientes que compraram o suporte da VMware, a VMware oferece atualizações, correções de erros e segurança e assistência técnica, de acordo com os Termos e Condições de Suporte e Subscrição.

End of General Support não significa NÃO SUPORTADO!

Fase de orientação técnica (Technical Guidance Phase)

A orientação técnica, se disponível, é fornecida a partir do final da fase de suporte geral e tem uma duração fixa. A orientação técnica está disponível principalmente através do portal de auto-ajuda e o suporte por telefone não é fornecido. Os clientes também podem abrir um pedido de suporte on-line para receber suporte e soluções alternativas para problemas de baixa gravidade apenas nas configurações suportadas. Durante a fase de Orientação Técnica, a VMware não oferece suporte a novo hardware, atualizações do servidor / cliente / host, novos patches de segurança ou correções de erros. Esta fase destina-se a ser utilizada por clientes que operam em ambientes estáveis ​​com sistemas que operam sob cargas razoavelmente estáveis.

Fim da Vida de Suporte (End Of Support Life)

Um produto atingiu o fim da vida de suporte (EOSL) quando já não é geralmente suportado pela VMware. O fim da vida de suporte para um produto específico é o final do suporte geral ou final da orientação técnica, se disponível para esse produto específico.

Fim da Disponibilidade (EOA) / Fim da Distribuição (EOD)

Um produto chegou ao fim da disponibilidade quando já não está disponível para compra da VMware. Um produto chegou ao fim da distribuição quando a VMware não pode mais disponibilizá-la como download da vmware.com ou distribuir o produto de outras maneiras. O fim da disponibilidade e o final da distribuição podem coincidir.

Resumo do suporte ao ciclo de vida

Características Fase geral de suporte Fase de orientação técnica Fim da sustentação Fase de vida Fim da disponibilidade
Atualizações e atualizações de manutenção X
Novos patches de segurança X
Novas correções de erros X
Novo suporte de hardware X
Atualizações do Servidor, Cliente e Convidado OS X
Arquivar um pedido de suporte Telefone e Web Apenas na Web
Correções de segurança existentes X X
Correções de erros existentes X X
Soluções alternativas para problemas de baixa gravidade (gravidade 2, 3 e 4) X X
Suporte baseado em auto-ajuda na web X X
Acesso à Base de Conhecimento X X X

VMware Lifecycle Product Matrix

Como comentei no começo do post, o vSphere 5.5 está chegando ao fim do suporte em setembro desse ano (2018). A VMware publica uma planilha com o ciclo de vida de todos os seus produtos e essa planilha pode ser encontrada nesse link (pdf)

PRODUCT RELEASE GENERAL AVAILABILITY END OF GENERAL SUPPORT END OF TECHINICAL GUIDANCE
ESXi 5.5 / VCENTER SERVER 5.5 19/09/13 19/09/18 19/09/20
ESXi 6.0 / VCENTER SERVER 6.0 21/03/15 12/03/20 12/03/22
ESXi 6.5 / VCENTER 6.5 15/11/16 15/11/21 15/11/23

É importante ficar de olho nos anúncios dos fabricantes – não só da VMware – para se planejar e não ser pego de surpresa e ficar sem suporte.

Deixe ai nos comentários, qual o software mais antigo que você tem em produção hoje?

Mais informações aqui >> https://www.vmware.com/support/policies/lifecycle.html

 

Um abraço e até o próximo post!

–VC

2 Comments

  1. Boa noite.

    A versão 5.5 com o último update em um host.

    Bacana o post, realmente é uma informação que não tem tanta divulgação no blogs em pt-br.

    Abraço
    JJSantos90

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *